APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA, DIÁLOGO INTERCULTURAL E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO INTERNACIONAL E EXTENSÃO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO DO BRASIL
Abstract
Responsabilidade social, internacionalização e diálogo intercultural são três desafios que a universidade, como qualquer outra instituição educativa, é convocada a enfrentar em uma sociedade globalizada, cada vez mais caracterizada, por um lado, pelo multiculturalismo, por uma fragmentação social e forte competitividade e, por outro, crescentemente aberta à necessidade de encontro, diálogo e colaboração. Neste contexto, o artigo apresenta e discute a experiência de mobilidade internacional de uma estagiária de pós-graduação em psicologia da Universidade de Padova, Itália, promovida através de um projeto social e de intercâmbio, em parceria com a Residência Multiprofissional de Saúde Mental/RMSM da UNIVASF. O estágio foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil na cidade de Juazeiro-BA, que constitui um dos cenários de aprendizagem da RMSM. Foram desenvolvidas atividades extensivas, pautadas no diálogo intercultural e na aprendizagem solidária, a partir da proposição de um laboratório de yoga e meditação para adolescentes. A análise da experiência aponta para a fertilidade da aproximação intercultural, no exercício de reconhecimento de modos diversos de ser e da proposição de espaços terapêuticos que convidem ao autocuidado. A partir disso, propõem-se algumas reflexões sobre possíveis estratégias para enfrentar, no mundo acadêmico, os desafios acima mencionados.