HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS NO YOUTUBE E COMBATE A PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES:
ESTRATÉGIAS EXTENSIONISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumen
Este relato de experiência objetiva apresentar alterações que foram realizadas em um projeto de extensão e pesquisa devido à situação de pandemia do novo coronavírus. As estratégias interventivas originais sustentavam a constituição de grupos focais para investigação da utilização de literatura infantil no combate a preconceitos e discriminações na infância. Em sua nova versão, os encontros presenciais em grupo foram substituídos por duplas de participantes, formadas com uma criança e uma pessoa adulta de referência. Utilizamos seis vídeos de histórias infantis, que foram carregados na plataforma YouTube, e entrevistas on-line armazenadas na nuvem Google Drive. Após a aceitação de um convite com detalhes acerca do estudo, compartilhado em redes sociais virtuais, os participantes passaram a receber, pelo WhatsApp, links correspondentes aos vídeos e entrevistas. Tendo a internet como suporte metodológico foi mantida a possibilidade de reflexão e diálogo enquanto forma de superação de preconceitos e discriminações por meio do contato com literatura infantil em contexto de troca social. Além disso, foi ampliado o alcance da coleta de dados e preservada a comunicação entre a Universidade da Amazônia e a sociedade em situação de pandemia e isolamento social.