Experimentação química no ensino fundamental: possibilidades de interação entre universidade e escola
Palabras clave:
Experimento, Investigação, Água PotávelResumen
Este estudo buscou analisar a compreensão dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal sobre uma atividade experimental investigativa relacionada a temática água potável. Os alunos participaram de uma aula expositiva e realizaram um experimento sobre a análise da água potável. Os dados foram coletados a partir de observações registradas em um diário de bordo e por meio de um questionário. Os estudantes consideraram que a água que chega as suas casas é ruim, por não atenderem a um padrão organoléptico de potabilidade (cor, cheiro e sabor). Além disso, afirmaram que após as atividades vivenciadas foi possível compreender melhor a água potável. Eles responderam, como esperado, às questões vinculadas ao experimento investigativo. Percebeu-se atitudes positivas dos estudantes durante as atividades realizadas como, levantamento de dúvidas, participação, respeito pelos pares e com o professor. Os resultados sugerem maiores parcerias entre a universidade e a escola.