Percepção e educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade de um ecossistema aquático
Palabras clave:
Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Recursos hídricosResumen
São Gonçalo do Rio Preto é um município no norte de Minas Gerais que detém diversas nascentes d’água, entre elas a do rio homônimo. Nosso objetivo foi realizar atividades de Educação Ambiental com alunos do ensino médio do município sobre o Rio, sua biodiversidade e impactos ambientais. Primeiramente, diagnosticamos a percepção ambiental e o conhecimento dos alunos sobre a natureza local por meio de questionário. O resultado do diagnóstico possibilitou a elaboração de atividades que atendessem às carências e estimulassem as potencialidades detectadas. As atividades consistiram em aula prática na margem do Rio Preto sobre bioindicadores de qualidade de água, aplicação de Protocolo de Avaliação Rápida da Diversidade de Habitats, palestra e debate. Os alunos se mostraram entusiasmados, curiosos e participativos, as atividades propiciaram que eles enxergassem o ambiente ao seu redor com um olhar mais crítico e aguçado.