PROJETANDO A EXTENSÃO: ARTICULANDO ENSINO E EXTENSÃO EM UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores/as

Palabras clave:

Curricularização da Extensão; Graduação; Ensino.

Resumen

As discussões envolvendo a importância da curricularização da extensão nas universidades vêm crescendo. Porém, a implantação da extensão no currículo ainda é escassa. A literatura aponta vantagens pedagógicas e maior desenvolvimento de responsabilidade social quando o acadêmico se envolve em projetos de extensão. Diante disso, o presente trabalho aborda um relato de experiência que visou propor uma atividade para promover a divulgação, discussão e reflexão sobre a extensão universitária por meio de elaboração de uma proposta de projeto extensionista. O mesmo foi realizado como parte da disciplina de Psicologia da Educação em dois cursos de graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná no qual os alunos foram divididos em grupos e deveriam elaborar uma proposta de projeto. Como resultado, 75 alunos participaram da atividade. Alguns alunos desconheciam o papel da extensão universitária. No entanto, após a ação em sala conseguiram apresentar suas propostas. Os docentes envolvidos acreditam que essa ação foi útil para introduzir noções de extensão universitária para os alunos, em especial, nos do primeiro ano.

Biografía del autor/a

Bruno Miguel Nogueira de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor Adjunto no Centro de Ciências Tecnológicas

Publicado

2022-08-16

Número

Sección

Informes de Experiencia