METODOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE AOS ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Sexualidade, Identidade de gênero, Adolescente, Tecnologia educacionalResumo
A adolescência, que se caracteriza como uma fase de transição, é permeada por dúvidas, descobertas e expressões de gênero e sexualidade, que podem acontecer de forma problemática caso não haja uma abordagem adequada do tema, principalmente em um dos principais locais de convívio desses jovens, a escola. Desta forma, o estudo visa identificar na literatura as metodologias educacionais utilizadas no ensino de gênero e sexualidade nas escolas. Trata-se de revisão narrativa da literatura, contendo artigos tanto nacionais quanto internacionais, sem limite de data de publicação. Além da abordagem tradicional e limitada, as metodologias educacionais identificadas são aquelas ativas, que permitem protagonismo e engajamento dos adolescentes, assim como os meios lúdicos como jogos on-line, de tabuleiro, e de cartas; as mídias sociais; as tecnologias como a internet; e as atividades em equipes, como grupos de debate, oficinas, rodas de conversa, com problematização, discussão e reflexão sobre o tema. Assim, a abordagem do gênero e da sexualidade por meio das diversas metodologias educacionais e informacionais são eficazes por permitirem maior engajamento, ao propiciarem que os adolescentes tenham papel ativo em suas formações, sendo necessário que os professores e profissionais de saúde estejam alinhados e preparados para fornecer uma abordagem ampla.