A REVISTA CIENTÍFICA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

  • João Paulo Rodrigues Tavares UNIVASF
  • Camilla Kelly Rodrigues dos Santos
  • Ramon Missias-Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Projeto de Extensão; Revista Científica; Relato de experiência; Formação Acadêmica; Publicação.

Resumo

As revistas científicas se tratam de um meio fundamental para divulgação e promoção da produção científica na atualidade. No Brasil, na década de 1920, ocorreu um deslocamento no que diz respeito ao público alvo das publicações científicas, visando que tal conhecimento estivesse também disponível para sociedade em geral. Em se tratando da prática extensionista, essas podem ser entendidas como práticas que não possuem um critério obrigatório, embora tenha papel fundamental na formação profissional, oferecendo uma possibilidade de conhecimento em meio a formação. É dessa forma que o projeto de Extensão da Revista Extramuros se concretiza como meio de comunicação científica de suma importância no cenário nordestino. Desse modo, o presente trabalho se trata de um relato de experiência de cunho qualitativo e descritivo, buscando apresentar as atividades realizadas pelos alunos extensionistas durante o período de abril de 2019 a abril de 2020. Como resultados, foi observado uma expansão da Revista Extramuros, o que pode ser visualizado pelo alcance a outros estados e universidades, além de outros países. Como marcadores de tal evolução, se tem a mudança do QUALIS da revista ainda nos primeiros meses de projeto. O que pode ser extraído dessa experiência é o aumento do conhecimento por parte dos extensionistas e o contato com atividades científicas, o que se mostrou de imprescindível importância para a formação acadêmica.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência