AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO RECURSO PARAAULAS REMOTAS NA PANDEMIA:
UM RELATO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL)
Resumo
A pandemia alterou os objetivos e os planejamentos das universidades. Assim, buscando atender os alunos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina a realizar um nivelamento em Matemática previsto antes da suspensão das aulas presenciais, o departamento de Economia promoveu um minicurso de Matemática, na forma remota. Uma forma de fornecer este minicurso foi ambientar a sala de aula em um ambiente remoto (síncrona ou assíncrona) utilizando as ferramentas e a metodologia das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, especificamente o Google Meet, o Google Classroom, o Socrative e o Microsoft Whiteboard. O texto apresenta a descrição do relato da experiência dos docentes responsáveis pelo minicurso, evidenciando a importância e a necessidade desses recursos. Os resultados obtidos foram satisfatórios por parte dos professores e dos alunos, mostrando que neste momento crítico, esse conjunto de ferramentas foram fundamentais para a disseminação do ensino.