INTEGRAÇÃO ENTRE A GAMIFICAÇÃO E A ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Gamificação, STEAMResumo
Promover uma Educação Científica que fomente o surgimento de habilidades e competências necessárias para o século XXI é, sem dúvida, um grande desafio para todos os níveis de ensino. Este artigo visa contribuir com proposições que possam agregar benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências/Química. Para tanto, ele mostra o uso da gamificação no ensino de Química quando integrado a uma abordagem STEAM (termo em inglês para agrupar conhecimentos sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Nesta pesquisa é proposto e aplicado um modelo de integração entre a gamificação e a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática que foi denominado Modelo Didático MASTEAM (MD-MASTEAM). A investigação realizada lança luz sobre pontos que são interessantes para o contexto educacional da atualidade, pois enfatiza a necessidade de propor novas práticas pedagógicas que possam repaginar enfoques tradicionais aplicados em relação a conceitos curriculares empregados no ensino de Química, denota a importância do uso das tecnologias móveis em uma estratégia gamificada e, por fim, enfatiza que a gamificação dos processos de ensinagem de Química, numa perspectiva baseada na abordagem STEAM, é amplamente viável e deve ser incentivada como forma de contribuir com o aumento do engajamento dos alunos, com a motivação e a promoção de diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

