O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): QUEBRANDO OS MUROS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE IPIAÚ- BA SITUADA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO MÉDIO RIO DE CONTAS.
Palavras-chave:
Palavras-chave: Pesquisa. Metodologias Ativas. Protagonismo. Cotidiano.Resumo
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de mostrar como o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o rompimento dos “muros” existentes entre a universidade e as escolas públicas de Ipiaú- BA, bem como também apresentar o relato de experiência do discente do curso de licenciatura em Letras Vernáculas Abraão Lincoln Silva Santos no (PIBID). Esse programa está correlacionado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XXI). Visa também enfatizar a grande importância da perspectiva da pesquisa tendo como base os livros de Pedro Demo “Educar Pela Pesquisa” (1997), e de Marcos Bagno “Pesquisa na Escola. O que é? Como se faz?” (2005), e da inserção das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do Colégio Municipal Professora Celestina Bittencourt do município de Ipiaú- BA. Neste relato de experiência constará os processos de fundamentação teórico metodológico na elaboração do plano de trabalho do bolsista que abordou o gênero textual notícia e seus gêneros periféricos tais como: manchete, charge, anúncio, voltado para o site de notícias da cidade de Ipiaú, “Giro em Ipiaú”, a fim de tornar a experiência de aprender contextualizada com o cotidiano do alunato, bem como o de mostrar as suas vivências na aplicação da atividade de intervenção na escola parceira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

