DA ACADEMIA À RUA
AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROFISSIONAIS DO SEXO NO SERTÃO BAIANO
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Profissionais do Sexo, Relações Comunidade-Instituição, Saúde da MulherResumo
Este manuscrito buscar relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos participantes do Núcleo Temático em Promoção à Saúde no Processo de Viver Humano: Atenção à Saúde da Mulher na produção e compartilhamento de ações de saúde direcionadas para mulheres profissionais do sexo, que frequentam a Pastoral da Mulher em Juazeiro-BA. O NT tem por objetivo possibilitar aos discentes dos cursos de saúde o aprofundamento das políticas e programas de promoção da saúde desenvolvendo ações, em todo o processo de viver humano, direcionadas ao indivíduo e à coletividade. O estudo trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo-qualitativo, elaborado e vivenciado pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, participantes do NT. Todos os conteúdos abordados tiveram sua atenção voltada à saúde da mulher e foram planejados no período de 05 de novembro de 2018 a 03 de dezembro de 2018, e apresentados a todo o grupo em 10 de dezembro de 2018. No mesmo período, outros grupos apresentaram suas oficinas de acordo com as respectivas temáticas. Estas oficinas foram desenvolvidas de maneira lúdica e com uma linguagem simples, para que houvesse maior compreensão das participantes. Desse modo, o NT foi bastante importante à capacitação dos acadêmicos, pois trouxe uma abordagem interdisciplinar na formação dos discentes que participaram, mostrando que a atuação dos profissionais da saúde sobre a população deve acontecer de forma lúdica e com a linguagem adequada ao tipo de público, neste caso, trabalhadoras do sexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.