INTERPRETANDO E CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lucineide de Universidade Federal de Alagoas
  • Amauri da Silva Barros Universidade Federal de Alagoas
  • Givaldo Oliveira dos Santos Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Pesquisa de opinião, Gráficos, Escala

Resumo

No presente artigo, apresenta-se um relato de experiência das contribuições de uma Sequência Didática (SD) baseada na perspectiva do ciclo de investigação científica. A pesquisa utilizou a abordagem de pesquisa-ação-participante com caráter qualitativo. A SD foi vivenciada a partir de uma pesquisa de opinião, em que se buscou desenvolver a aprendizagem sobre leitura, interpretação e construção de gráfico de barra e linha. Os participantes foram estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maceió-AL. Os resultados obtidos evidenciaram que, após a SD, os estudantes passaram a produzir representações gráficas mais completas, mostrando que o ensino da Estatística na Educação Básica não pode se limitar ao contexto apenas da leitura. Para promover o letramento estatístico, é preciso ensinar conceitos e procedimentos estatísticos, permitindo que os estudantes tenham oportunidades de problematizar, planejar e executar a pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento estatístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amauri da Silva Barros, Universidade Federal de Alagoas

    Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente sou professor Associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando na Graduação e em dois Mestrados Profissionais na área de Matemática (PROFMAT e PPGECIM), com ênfase nos Saberes e Práticas Docentes. No campo administrativo atuou como Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Matemática (presencial e na modalidade de EaD), Chefia do Departamento de Matemática, Diretor do Instituto de Matemática (de 2006 a 20011) e Pró-Reitor de Graduação da Ufal de dezembro de 2011 a janeiro de 2016. Também estou colaborando com o INEP/MEC, desde 2007, como avaliador institucional e de curso, especialmente nas atividades de (Re)Credenciamento Institucional e Credenciamento/Aditamento de Polos de Apoio Presencial. Recentemente, em Janeiro de 2020, reassumiu a Pró-Reitoria de Graduação da Ufal.

  • Givaldo Oliveira dos Santos , Instituto Federal de Alagoas

    Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor efetivo associado, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Professor do curso de Licenciatura em Matemática, além disso, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, ensino aprendizagem, proteção ambiental e algoritmo. Também tem experiencia em Engenharia Eletrica, atuando prinicipalmente em Codificação e Decodificação de Códigos.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

INTERPRETANDO E CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2021). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 150-174. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1244

Artigos Semelhantes

261-270 de 488

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.