ENSINO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino Remoto, Formação DocenteResumo
Em função do surgimento de uma pandemia causada pela Covid-19, o curso de Pedagogia, na modalidade presencial de uma Universidade privada de Santos, atendendo a determinações sanitárias realizou alterações em toda a organização educacional estruturada para o semestre, as aulas passaram a ser oferecidas de forma remota, com a adoção de recursos tecnológicos. O objetivo deste estudo é investigar as contribuições do ensino remoto em um curso de formação docente para os conhecimentos na área de gestão escolar, utilizando uma prática interdisciplinar, segundo a percepção dos estudantes. Esta investigação é qualitativa descritiva. Participaram da pesquisa licenciandos do último semestre do curso de Pedagogia que responderam um questionário semiaberto sobre a prática educativa desenvolvida pelos professores e adaptado ao período de ensino remoto. Acreditamos que as competências previstas para o semestre foram exercitadas pois, a superação dos obstáculos a que todos estavam submetidos permitiu a promoção do diálogo e valorização dos saberes manifestados pelos licenciandos, o que permitiu a identificação do espaço das aulas como o local de exercício da democracia. Entendemos que novas possibilidades de pesquisa se revelam, considerando o momento vivenciado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.