DO GAMÃO AO GAMÃO TRIGONOMÉTRICO

Autores/as

  • Elisangela Bastos de Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luciana Gonçalves de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Laura Celeste Melo de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Arcanjo Lisboa de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eudes Mendes Barboza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Abordagem Instrumental, Razões Trigonométricas, Gamão, Teoria Antropológica do Didático

Resumen

O jogo Gamão Trigonométrico, como produto educacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), foi desenvolvido na parceria entre professores e estudantes da universidade (grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino - LACAPE) e de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. No processo de construção desse jogo, tomamos por norte teórico-metodológico pressupostos da Abordagem Instrumental e da Teoria Antropológica do Didático. O Gamão Trigonométrico é composto por uma variedade de tarefas e técnicas relacionadas ao tema Razões Trigonométricas, além de ocasionar a mobilização de várias habilidades cognitivas. Dentre os resultados, apresentamos alguns elementos de sua gênese instrumental, por bolsistas do Pibid, além do relato de alguns estudantes do ensino médio acerca de seu primeiro contato com esse jogo.

 

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Biografía del autor/a

Luciana Gonçalves de Lima , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licencianda em Matemática.

Laura Celeste Melo de Souza , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licencianda em Matemática

Alessandra Arcanjo Lisboa de Oliveira , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licencianda em Matemática

Eudes Mendes Barboza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPE (2016), mestre pelo Programa de Mestrado em Matemática da UFPB (2013), Graduado em Licenciado em Matemática (2011). Tem experiência no ensino básico, em rede pública e privada. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Espindola, E. B. de ., Gonçalves de Lima , L., Celeste Melo de Souza , L., Arcanjo Lisboa de Oliveira , A., & Mendes Barboza, E. (2020). DO GAMÃO AO GAMÃO TRIGONOMÉTRICO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 374–389. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1310

Número

Sección

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II