UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

  • Lucas Aquino da Gama UFS
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva UFS
  • Elizabete Lustosa Costa  Universidade Federal de Sergipe

Mots-clés :

plásticos, ensino de ciências por investigação, educação ambiental

Résumé

A modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Adjane da Costa Tourinho e Silva, UFS

Doutorado em Educação UFMG Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFS

Elizabete Lustosa Costa , Universidade Federal de Sergipe

    Mestre Prof. Adjunto do Departamento de Química  Universidade Federal de Sergipe

Téléchargements

Publié-e

2020-12-24

Comment citer

Aquino da Gama, L., da Costa Tourinho e Silva, A. ., & Lustosa Costa , E. . (2020). UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 441–461. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II