PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS:
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (PERÍODO DE 2013-2019).
Palavras-chave:
Formação docente, Prática pedagógica, Jogos.Resumo
O uso dos jogos como recurso colaborativo ao ensino recebe importantes contribuições de autores como: Leontiev (2012), Moura (2011), Vygotsky (2012), entre outros. Desse modo, frente à necessidade de formação do professor que ensina Matemática, para a utilização de jogos como recurso colaborativo ao processo de ensino e de aprendizagem; a presente pesquisa almejou realizar uma análise acerca das produções acadêmicas que compuseram os anais do Congresso Brasileiro de Educação – CBE, realizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) no período de 2013 a 2019, objetivando responder à seguinte questão de pesquisa: De que maneira a utilização de jogos como recurso colaborativo ao processo de ensino e de aprendizagem, emerge nas produções relativas à formação de professores que ensinam Matemática? Para responder a esse questionamento, a metodologia utilizada pautou-se no Estado da Arte, como modelo de investigação qualitativa bibliográfica. O levantamento de dados propiciou evidências sobre uma baixa incidência de trabalhos submetidos nestes eventos, com essa temática, suscitando reflexões sobre a importância desses recursos no âmbito escolar e, consequentemente, o incentivo à formação dos professores para esse fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

