PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS:
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (PERÍODO DE 2013-2019).
Palavras-chave:
Formação docente, Prática pedagógica, Jogos.Resumo
O uso dos jogos como recurso colaborativo ao ensino recebe importantes contribuições de autores como: Leontiev (2012), Moura (2011), Vygotsky (2012), entre outros. Desse modo, frente à necessidade de formação do professor que ensina Matemática, para a utilização de jogos como recurso colaborativo ao processo de ensino e de aprendizagem; a presente pesquisa almejou realizar uma análise acerca das produções acadêmicas que compuseram os anais do Congresso Brasileiro de Educação – CBE, realizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) no período de 2013 a 2019, objetivando responder à seguinte questão de pesquisa: De que maneira a utilização de jogos como recurso colaborativo ao processo de ensino e de aprendizagem, emerge nas produções relativas à formação de professores que ensinam Matemática? Para responder a esse questionamento, a metodologia utilizada pautou-se no Estado da Arte, como modelo de investigação qualitativa bibliográfica. O levantamento de dados propiciou evidências sobre uma baixa incidência de trabalhos submetidos nestes eventos, com essa temática, suscitando reflexões sobre a importância desses recursos no âmbito escolar e, consequentemente, o incentivo à formação dos professores para esse fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.