CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Escola inclusiva, Direitos da pessoa com deficiênciaResumo
Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.