UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR FONTES DE ENERGIA COM ABORDAGEM CTS
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Aprendizagem significativa, ciência, Tecnologia, SociedadeResumo
Este estuda buscou verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre fontes de energia, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na proposta didática elaborada por Marco Antonio Moreira, com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual no 8° ano do ensino fundamental em uma cidade da fronteira oeste do RS, sendo desenvolvida uma UEPS com a temática “energia”. Constatou-se que a unidade de ensino demonstrou evidências na melhor apreensão da aprendizagem dos conceitos dos estudantes quanto aos conteúdos relacionados a fontes de energia e suas implicações e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos, percebidas através dos materiais produzidos. Considera-se a UEPS como uma potencial ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para essa temática, bem como pode servir de subsídio para aplicação sobre outras temáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

