A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?
Palavras-chave:
Pedagogia Freiriana, Educação de Jovens e Adultos do Campo, Educação EmancipatóriaResumo
O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender como a pedagogia de Paulo Freire influencia nos documentos referentes ao processo educativo desenvolvido com jovens e adultos no campo rumo a uma educação emancipatória. Para atingir o referido intento, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental com método de análise fundamentado na teoria social crítica. A EJA é um direito assegurado à classe trabalhadora que durante o dia confia seus filhos e/ou familiares à escola pública, ou aos jovens que trabalham, ou aos que estão fora da escola e, à noite, buscam a escola para exercer seu direito à educação. Observou-se que a perspectiva freiriana perpassa os documentos da Educação de Jovens e Adultos do Campo, com conceitos que evocam a relação oprimido x opressor, a educação libertadora e a emancipação humana, porém ainda há muito o que avançar para que esses termos se materializem na vida cotidiana dos sujeitos, de modo que a experiência concreta possibilite o olhar crítico sobre os determinantes sócio-históricos de seu entorno e, consequentemente, o desenvolvimento de ações que visem à superação das problemáticas sociais que, na sociedade capitalista, são uma marca da realidade para a maioria da população trabalhadora no Brasil e no mundo. Ampliar o acesso, assegurar a permanência e garantir a continuidade são desafios cotidianos enfrentados pelas esferas de gestão, seja no nível central, intermediário ou local, uma vez que os direitos estão assegurados por lei e devem ser respeitados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.