DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL
A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
Palavras-chave:
História Local., Currículo, Ensino de História, Consciência histórica.Resumo
O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.