ANÁLISE DA CONECTIVIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM A ÁREA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Welisson Conrado Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0000-0003-2376-4815
  • Pedro Victor Freitas Medrado Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karen Ruggeri Saad Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Educação médica

Resumo

A necessidade de distanciamento social no Brasil, devido a pandemia do COVID-19, ocasionou a suspensão das atividades presenciais nas instituições médicas de ensino superior. O distanciamento pode produzir dois comportamentos passíveis de análise: a manutenção da conexão do estudante com temas do curso médico, por meio das plataformas digitais, ou a desconexão com os temas médicos. Nesse aspecto, buscou-se analisar o padrão de conectividade do estudante de medicina com temas relacionados à área médica durante o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizado um estudo observacional, por meio de um questionário on-line, durante os meses de outubro e novembro de 2020, com estudantes da área médica do 1º ao 6º ano, onde verificou-se a manutenção de sua conectividade com os temas da área médica. Bem como foi feita a análise das plataformas usadas, percepção individual sobre qualidade e critérios para seleção dos temas, respeitando-se todos os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, salientando a aprovação do presente trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO-PE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 38348020.4.0000.8052 – IF SERTÃO-PE). Desse modo, observou-se que grande parte dos estudantes médicos optaram pela manutenção de sua conexão com a área médica e, para isso, utilizaram principalmente as tecnologias digitais de informação. Nesse contexto, é enfatizado o importante papel desempenhado pelas instituições médicas de ensino superior para a manutenção da conectividade desses estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Welisson Conrado Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando em Medicina (UNIVASF)

  • Karen Ruggeri Saad, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (2000), Especialização em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Sao Paulo (2008) e Doutorado em Ciências Cirúrgicas Interdisciplinares pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Atualmente é professora associada da disciplina de Morfologia do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente do programa profissional de Mestrado em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido. Tem experiência nas áreas de avaliação postural, disfunção musculoesquelética e lesão de isquemia e reperfusão em modelos experimentais de trauma.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

ANÁLISE DA CONECTIVIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM A ÁREA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 348-371. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1631

Artigos Semelhantes

1-10 de 481

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.