PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO
CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
Palavras-chave:
Planejamento Educacional, Planejamento Escolar, Planejamento de EnsinoResumo
O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino? O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.