ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
INDICATIVOS DESSA ABORDAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino por investigação, BNCCResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, realizado com o objetivo de identificar na área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ideias relativas ao ensino de ciências por investigação. A motivação para realizar esse estudo se deu em função de perceber que em algumas escolas o ensino ainda é muito centrado no professor, mantendo bastante passiva a ação dos estudantes. Nesse sentido, foi realizado uma revisão da literatura buscando destacar o que alguns teóricos entendem por ensino por investigação, para que tais entendimentos servissem de referencial de análise da pesquisa. Na sequência foi realizada uma pesquisa documental a partir da qual foi verificado que a BNCC considera o ensino por investigação uma perspectiva pertinente para o ensino de ciências, mas não há profundidade com relação a esta questão no texto analisado, de modo que, fica a critério do professor escolher essa ou qualquer outra abordagem de ensino na realização do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.