PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA
INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Contexto, Interação, Aprendizagem, CriançaResumo
Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.