PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA
INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Contexto, Interação, Aprendizagem, CriançaResumo
Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

