DESENVOLVIMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO PÓS-MARÇO DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12667664Palavras-chave:
Inovação e Universidade, Ensino Maker, Educação Superior, Prática docenteResumo
Desde março de 2020, com o advento da COVID-19 assolando a saúde pública no mundo e, assim, impactando diretamente as relações humanas, torna-se preciso refletir sobre qual é o papel da educação, um dos principais pilares sociais. Neste cenário, chegando a hora de um (re) pensar coletivo. Dentre as diversas linhas desta área, o presente artigo destaca a Educação Superir e tem como objetivo analisar o (novo) cenário que se pôs para a Educação Superior, percebendo quais as possibilidades, cenários e recursos que possam apoiar a a otimização das relações e do bem-estar da comunidade, logo da aprendizagem. Para isto, a partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas de revisão sistemática de literatura em (i) repositórios de teses publicadas em três universidades nacionais; (ii) plataformas Scielo. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scholar.Google. A análise dos dados mostrou que a abordagem maker pode ser um alicerce para que professores superem os desafios postos e, assim, o promovam o “quer ali estar”, de forma consciente das especificidades do mundo ao seu redor e vendo como que podem atuar para melhorá-lo. E nesta junção, percebeu-se que faz-se necessário inovar em aspectos como projetos em movimento, pesquisa em ação e avaliação significativa, surgindo um produto originário desta pesquisa: um desenho estrutural de eixos de organização tecnológica e pedagógica para a Educação Superior, aplicabilidade pedagógica aqui denominado DIES – Desenvolvimento Inovador na Educação Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

