SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E STRESS EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM MEIO DA COVID-19 EM MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
Estudantes, Ensino superior, Sofrimento psíquico, COVID-19Resumo
As mudanças impostas pela Covid-19 ocasionaram impactos negativos sobre a saúde mental das pessoas. Nesta investigação analisou-se a frequência de sintomas de depressão, ansiedade e stress em estudantes moçambicanos de ensino superior durante a Covid-19. Uma amostra de 105 estudantes (54 homens e 51 mulheres), com idades compreendidas entre 21 a 50 anos, respondeu ao questionário de dados sciodemográficos e acadêmicos e a Escala de Ansiedade Depressão e Stress-21 (EADS-21). A análise descritiva de dados indicou que a dimensão de stress obteve a maior incidência de sintomas, sendo os sinalizados com maior frequência os seguintes: dificuldade de relaxar, tendência de reagir de forma exagerada perante às situações, sentir-se demasiadamente sensível e manifestar nervosismo. Na dimensão de ansiedade, os sintomas mais apontados foram: alterações de coração sem fazer exercícios físicos, sentir medo sem motivo, preocupar-se com situações em que pode entrar em pânico e sentir que vai entrar em pânico. Finalmente, na subescala de depressão, os sintomas com maior predominância foram: dificuldades de tomar iniciativa para fazer as coisas, sentir-se depressivo e sem ânimo, perda de autoestima, sentir que a vida não tem sentido e não conseguir vivenciar nenhum sentimento positivo. Em termos comparativos, os estudantes que trabalhavam revelaram maior vulnerabilidade ao stress em relação àqueles sem emprego. Com estes resultados, enfatiza-se a realização de futuras pesquisas para aprimorar o conhecimento sobre os fenômenos investigados, de modo a propor estratégias institucionais de enfrentamento adequadas.
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