EM TEMPOS DE COVID-19
PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE BIOÉTICA COM BASE NO FILME “CONTÁGIO”
Palavras-chave:
Ensino de Genética, Bioética, Filme como estratégia didáticaResumo
Apresenta e propõe-se, neste artigo, uma estratégia didática com base em um filme do gênero ficção científica, que aborda os conceitos de Genética com ponderações éticas e morais. Elaborou-se essa proposta didática tendo como objeto de pesquisa a análise sobre o Filme “Contágio”, a fim de facilitar a mediação sobre questões bioéticas em relação à recente pandemia, causada pelo novo coronavírus, com interfaces no ensino de genética para estudantes do Ensino Médio. O filme revela a rápida disseminação de um vírus letal, transmitido pelo ar, e que mata a pessoa infectada em poucos dias. O filme proposto constitui uma história de ficção científica, e pode levar a reflexões importantes sobre bioética — em relação a falsas notícias e interesses econômicos. Elaborou-se um roteiro docente com base em recortes temporais da obra fílmica, para discussão da temática bioética. As atividades propostas neste artigo apresentam sugestões de debates sobre valores éticos e morais, e os princípios que regem o comportamento humano.
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