ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA
REFLEXÕES A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DA BAHIA
Palavras-chave:
COVID-19, Educação, Ensino Remoto Emergencial, Noticiários.Resumo
A pandemia da COVID-19 transformou a educação brasileira, exigindo novos movimentos para remanejar as consequências do isolamento social. Surge como medida emergencial o ensino remoto, que adota tecnologias digitais como as encontradas no ensino a distância para promover o ensino de modo a preservar o isolamento exigido pela pandemia. Entretanto, tal modelo, implementado desde 2020, gerou consequências que repercutiram e repercutem na educação e outros âmbitos da sociedade. Diante disso, artigos, apresentações de trabalhos, matérias e notícias de jornais repercutiram a todo momento esses anseios e transformações, agenciando saberes e percepções acerca da adoção ao ensino remoto emergencial. Na intenção de compreender esses agenciamentos, o presente artigo visa analisar a adoção ao ensino remoto emergencial na pandemia e suas repercussões através de notícias de jornais virtuais da Bahia. A metodologia adotada foi da revisão bibliográfica, através de notícias encontradas em três jornais eletrônicas da Bahia. Foram encontradas 15 notícias que se relacionavam com a temática proposta, que foram minunciosamente analisadas e categorizadas pelo suporte da análise temática (AT). Em geral, as notícias apresentaram características do ensino remoto e suas transformações na vida de professores, alunos e pais, que precisaram acompanhar as constantes transformações tecnológicas antes, durante e depois da pandemia. Ademais, conteúdos que expandiam as desigualdades educacionais do Brasil foram encontrados, além de discursos acerca da ansiedade para o retorno presencial. As notícias analisadas refletem em sua maioria concepções de problemas educacionais que acompanham o Brasil, em especial quando atravessadas por elementos socioeconômicos que dificultou o acesso ao ensino remoto. Essas transformações precisam ser analisadas a partir de suas historicidades e agenciamentos na sociedade, possibilitando intervenções que caminhem nos campos político e social para promover uma educação equânime e alinhada com o bem-estar social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.