POR UMA EDUCAÇÃO NÃO GENERIFICADA
MULHERES E A PRÁTICA DO FUTEBOL NO CENÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15068419Palavras-chave:
Futebol, Gênero, Identidade NacionalResumo
O futebol é uma das mais tradicionais modalidades esportivas no Brasil, socialmente inserida no imaginário dos indivíduos como uma identidade nacional. No entanto, é preciso ponderar a importância de ressignificar seus sentidos, declarando que esse espaço também deve ser das mulheres. Nessa direção, este estudo analisa as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino em âmbito nacional e os impactos de uma educação generificada na consolidação da participação efetiva das mulheres. Para seu desenvolvimento, foi elaborado um questionário e realizada pesquisa com o intuito de coletar informações referentes à visão de mulheres que praticam futebol quanto a sua jornada enquanto jogadoras dessa modalidade esportiva.Contou-se com uma população formada por mulheres que praticam futebol em cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A amostra é composta por 171 mulheres, sendo 170 mulheres cisgênero e uma transgênero, com idades entre 11 (onze) e 59 (cinquenta e nove) anos (CAAE 23446919.1.0000.5160). Concluiu-se que até os dias atuais a falta de incentivo e o preconceito têm sido determinantes na trajetória das mulheres praticantes de futebol e enfatiza-se a importância de uma Educação Física escolar não generificada, que possibilite oportunidades igualitárias à prática esportiva para meninas e meninos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

