DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica-ACT., Ensino Remoto., Ferramentas Online.Resumo
Este trabalho nos dá a visão de uma experiência de ensino, ocorrida em um curso de extensão institucionalizado na Faculdade Princesa do Oeste-FPO, Crateús-CE, que teve como temática a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), ocorrido remotamente e, desenvolvido por meio do uso das ferramentas do Google G-Suite, bem como por meio do Meet. Este teve por objetivo, o de utilizar estratégias de ensino e, ferramentas virtuais que possibilitassem o desenvolvimento das atividades propostas, para tanto, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, Google Classroom, de forma a possibilitar a participação e a aprendizagem dos envolvidos no curso de extensão acerca das questões referentes à alfabetização, ao letramento, à alfabetização e ao letramento científico. Nesse sentido, para o desenvolvimento das estratégias de ensino, bem como para a realização das atividades de forma síncrona e assíncrona houve o suporte dos mesmos em ferramentas onlines, como: Google Meet; Google Classrrom, bem como o uso de fóruns no AVA; Vídeos do Youtube; Padlet; Google Forms, etc. Como um dos resultados, foram registrados 20 alunos no curso de extensão proposto acerca da alfabetização e do letramento Científico, destes, 15 participantes finalizaram o curso de forma satisfatória. Percebemos que os alunos não compreendiam o conceito de ACT e sua importância, além disso, perceberam que esses conhecimentos podem ajudá-los em suas profissões, bem como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.