ACONSELHAMENTO DE CARREIRA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

Palavras-chave:

Aconselhamento de Carreira, Formação do Psicólogo, Competência

Resumo

O aconselhamento de carreira se constitui uma importante ferramenta para ajudar pessoas em seus processos de escolha de campos de atuação e de metas de carreira. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi compreenderexperiências de estudantes de Psicologia que participaram de processos de aconselhamento de carreira, que envolvia de quatro a cinco sessões de até uma hora e meia cada, era conduzido por um professora e um trainee e possuía as seguintes etapas: entrevista por competência; aplicação do Inventário Fatorial de Personalidade; dinâmica de grupo com os aconselhandos; análise S.W.O.T. das forças e fraquezas do aconselhando e das oportunidades e ameaças do ambiente; e, ao final, a construção conjunta, entre conselheiro e aconselhando, de uma planilha de planejamento estratégico pessoal. A pesquisa foi protocolada sob o número 0010/140613, aprovada pelo Comitê de Ética e Deontologia em Pesquisas com Seres Humanos (CEDEP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Usando a metodologia da hermenêutica-colaborativa, foi realizada entrevista individual aberta com pergunta disparadora com quinze colaboradores, buscando-se sentidos atribuídos em comum por eles à experiência investigada. O procedimento de análise envolveu cinco passos: leitura integral de cada entrevista; encontro com as unidades de significado; presentificação do sentido da experiência para cada colaborador; envio da análise individual preliminar; síntese final dos significados em comum para todos os colaboradores entrevistados. Os resultados apontaram: ampliação da consciência de si; produção de novos modos de subjetivação; desenvolvimento da liderança, autocuidado, segurança, responsabilidade, pontualidade, habilidades interpessoais e escuta, como capacidade interpretativa de processos clínicos. Concluiu-se, principalmente, que este estudo serve como fonte de indicadores de como uma prática clínica em Psicologia Organizacional e do Trabalho pode se inserir no contexto da educação superior, como também faz repensar a formação em cursos de Psicologia para além da sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Shirley Macêdo, Univasf

    Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Colegiado de Psicologia, da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

  • Cristiane Alves Quirino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Ex-graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professora dos Colégios Motivo de Petrolina.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACÊDO, Shirley; QUIRINO, Cristiane Alves. ACONSELHAMENTO DE CARREIRA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 70–91, 2019. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/212. Acesso em: 18 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 554

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.