QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO
UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
Palavras-chave:
Gramáticas brasileiras, Questões normativas, Categoria verbo, EnsinoResumo
Na esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o corpus categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.