QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO

UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Autores

  • Sheila Fabiana de Pontes Casado Universidade Federal de Campina Grande
  • Edmilson Luiz Rafael Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Gramáticas brasileiras, Questões normativas, Categoria verbo, Ensino

Resumo

Na esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o corpus categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente.

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Biografia do Autor

  • Sheila Fabiana de Pontes Casado, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutoranda em Linguagem e Ensino

    Universidade Federal de Campina Grande

  • Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

    Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores.

Publicado

2023-10-20

Como Citar

QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 260-285. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173

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