DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE
UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação, Formação Docente, Ensino-AprendizagemResumo
Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação, nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

