ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Revisão Sistemática, Percurso de Estudo e Pesquisa, Formação de Professores, Teoria Antropológica do Didático, MatemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

