PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO

UMA ANÁLISE NÃO PEDAGÓGICA DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Vania Cristina Lasalvia Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Anderson Stevens Leônidas Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • José Antônio Aleixo da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Notebooks, Inclusão digital dos professores

Resumo

O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC), nos dias atuais, tem se multiplicado, efetivamente, em todos os setores da sociedade, com importante impacto no setor educacional. No ambiente escolar, a presença das TIC deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação. Portanto, há uma necessidade de estudos que analisem como vem acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo tem o objetivo de analisar como os professores da Rede Pública do Estado de Pernambuco se encontram neste cenário tecnológico. Entendemos – em uma análise inicial – que só se pode destinar um uso de qualquer equipamento se antes já se acumula experiência de usá-lo como instrumento corriqueiro. Os resultados desse estudo estão analisados em dois aspectos: (i) quanto ao domínio do computador pelos profissionais da educação, o que estamos denominando “análise não pedagógica”; (ii) como os professores estão utilizando o computador para fins pedagógicos, o qual denominamos “análise pedagógica”. Como instrumento da pesquisa, foi utilizado um questionário, distribuído em processo online (via correio eletrônico) a todos os professores da Região do Médio São Francisco do Estado de Pernambuco. Observou-se, como resultado preliminar da análise não pedagógica, que os professores participantes apresentaram pouquíssimas dificuldades para utilizar o computador nas suas rotinas diárias. Registra-se, no entanto, que o uso pedagógico deixa a desejar em alguns aspectos, objeto do estudo em andamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vania Cristina Lasalvia, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

    Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE

    Doutoranda em Educação pela UFRGS

    Profa. do Colegiado de Ciência da Computação da FACAPE

  • Anderson Stevens Leônidas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

    PhD em Física

    Prof. Titular do DF/UFPE

  • José Antônio Aleixo da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    PhD em Biometria e Manejo Florestal

    Prof. Titular do DCFL/UFRPE

Downloads

Publicado

2017-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LASALVIA, Vania Cristina; GOMES, Anderson Stevens Leônidas; SILVA, José Antônio Aleixo da. PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO: UMA ANÁLISE NÃO PEDAGÓGICA DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 7, n. 12, 2017. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/23. Acesso em: 3 ago. 2025.