ENVELHECIMENTO ATIVO
RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM IDOSAS
Palavras-chave:
Intervenção Psicossocial em Gripo, Idosas, Bem-estar Psicológico, Etarismo, Envelhecimento AtivoResumo
A fase do envelhecimento faz parte do ciclo vital dos seres humanos, sendo essa caracterizada por uma série de mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Foi considerando essas mudanças, as pesquisas já realizadas na área e as queixas do público-alvo, que esta intervenção foi realizada e teve como foco principal a promoção de bem-estar psicológico para idosas que frequentavam um Centro Comunitário. O presente trabalho consiste no relato de uma intervenção psicossocial breve em grupo, atividade prática da disciplina de Processos Grupais do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foram realizados três encontros presenciais com atividades que tinham o objetivo de trabalhar as seguintes temáticas: autoestima, emoções, ansiedade e consciência corporal. Durante a intervenção, observou-se uma participação ativa e bem-sucedida do grupo de idosas em todas as atividades propostas. Observou-se que as participantes demonstraram uma autoimagem positiva e também relembraram momentos significativos de suas vidas e, portanto, mobilizadores de emoções. A religiosidade e o suporte familiar foram citados como importantes estratégias de enfrentamento em momentos difíceis. Dessa forma, verificou-se que a intervenção realizada apresentou bons resultados para as participantes já que as atividades em sua grande maioria foram consideradas ótimas na avaliação realizada. Por fim, as atividades propostas, mesmo breves, proporcionaram um momento de bem-estar psicológico e relaxamento para as participantes. Discute-se a importância de ações similares para o envelhecimento ativo e a superação do etarismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.