CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA-PE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11657786Palavras-chave:
Ensino Hibrido, COVID-19. Ensino. Inclusão escolar. Mídias sociais.Resumo
O distanciamento social adotado para conter a disseminação da pandemia de Covid-19 interrompeu as atividades presenciais de ensino, que passaram a ocorrer na modalidade de ensino remoto, através do uso de ferramentas de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Essa nova realidade trouxe desafios, como a necessidade de capacitação de docentes e estudantes para usar as plataformas digitais e evidenciou desigualdades de acesso aos ambientes digitais. Nessa trajetória, escolas adotaram protocolos de segurança e ofertaram o ensino híbrido, uma mescla do ensino virtual com o presencial. Em vista dessas considerações objetivou-se compreender as repercussões do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 na aprendizagem de estudantes do ensino médio. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO -PE (Parecer nº 5.721.350). Tratou-se de uma pesquisa de método misto com abordagem quanti e qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 com estudantes de ensino médio de três escolas públicas de Petrolina- PE. Os dados quantitativos foram coletados utilizando-se um questionário estruturado e expressos em porcentagem e os qualitativos discutidos à luz da literatura vigente. Os resultados indicaram que os entrevistados sofreram prejuízos em várias áreas de sua vida, como aprendizagem, vida social e em sua psique, desenvolvendo ansiedade, pensamentos negativos, incerteza sobre o futuro educacional e atrasos cognitivos e ausência de troca de afeto com família e amigos. Conclui-se que o ensino remoto prejudicou o processo de ensino aprendizagem dos estudantes do ensino médio, bem como sua saúde mental e que o ensino presencial foi preferido em relação aos ensinos híbrido e remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.