PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DAS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO E SUAS RELAÇÕES COM A CAATINGA

Autores

  • Rosiane Rocha Oliveira Santos Facape
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos UNEB
  • Carlos Alberto Batista dos Santos UNEB

Palavras-chave:

Comunidades, Comunidades tradicionais, Semiárido, Sistema Produtivo, Fundo de Pasto

Resumo

As comunidades de fundo de pasto são comunidades tradicionais que desenvolvem um sistema produtivo próprio a partir das condições edafoclimáticas do Semiárido e das características do bioma Caatinga nas regiões norte e oeste do estado da Bahia. Esse sistema pressupõe o uso comunal da terra para a produção agrossilvipastoril desenvolvido por pessoas com forte grau de parentesco e compadrio. As comunidades de fundo de pasto existem há séculos nessa região, mas só no final do século XX conquistaram reconhecimento jurídico e político. Nesse cenário, ganham notoriedade estudos desenvolvidos por pessoas e instituições sobre essas comunidades, constituindo uma literatura internacional sobre o tema. Desse modo, o presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar como a literatura aborda as relações entre as comunidades de fundo de pasto e a Caatinga. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo. A sumarização dos textos foi realizada com o software StArt e a análise dos dados foi realizada com o uso do software Iramuteq utilizando a análise de conteúdo. Como principais resultados a pesquisa aponta que há uma relação intrínseca das comunidades de fundo de pasto com a Caatinga não só no que tange ao seu sistema produtivo, mas na construção de sua identidade coletiva como comunidade tradicional. Como conclusões aponta-se que enquanto as comunidades dependem das potencialidades da Caatinga para desenvolver seu sistema de produção, esta é diretamente beneficiada pelas comunidades, constituindo-se, assim, uma relação interdependente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosiane Rocha Oliveira Santos, Facape

    Doutoranda em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora e Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Professora substituta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Professora Colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na modalidade EaD. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Contextualizada, Livros Didáticos, Convivência com o Semiárido, Educação para as relações étnico-raciais, Inclusão da pessoa com deficiência na educação.

  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos, UNEB

    Doutora em Agronomia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Universidade do Estado da Bahia

  • Carlos Alberto Batista dos Santos, UNEB

    Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

    Universidade do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DAS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO E SUAS RELAÇÕES COM A CAATINGA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32), A03 01-31. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2398

Artigos Semelhantes

1-10 de 497

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.