MARCAS DE AUTORIA NA REDAÇÃO DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15763045Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Exame nacionalResumo
Este artigo teve o objetivo de refletir sobre os aspectos voltados à leitura, à escrita e ao letramento, com especial atenção ao gênero textual exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a dissertação argumentativa, e como as marcas de autoria se apresentam nesses textos. Para isso, foi feita a análise de uma redação do ENEM 2021 avaliada com a nota 980, buscando aporte em teóricos que têm discutido sobre as concepções que interessam à temática dentro da linguística e do ensino: leitura, escrita, letramento, autoria, argumentação e análise textual, com o intuito de apresentar como tais conceitos estão intrinsicamente ligados às competências exigidas pelo ENEM. Os resultados demonstraram que, a partir da análise da produção textual, é possível não só identificar as marcas de autoria do estudante e o seu conhecimento de mundo como sinalizar a ele e aos docentes que atuam nesse cenário — professores de redação — o que deve ser trabalhado com os alunos para a melhoria da produção textual. Concluiu-se que, por meio da análise desses textos, é possível ao pesquisador compreender como ocorre e como se encontra a construção do conhecimento dos estudantes que passam pelo ENEM.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

