EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL
ANÁLISE DO PERÍODO 2004-2017
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11214228Palavras-chave:
Avaliação de curso, Educação Superior, Gestão de CursoResumo
No Brasil, o sistema de avaliação da educação superior passou por mudanças, que fizeram com que as Instituições de Ensino Superior (IES) buscassem desenvolver modelos acadêmico-gerenciais que pudessem subsidiar avanços para estas instituições e seus cursos. Diante disso, essa pesquisa buscou verificar se as mudanças nos instrumentos de avaliação de curso, publicados desde a implantação do SINAES (2004) até o ano de 2017, contribuíram positivamente para a gestão dos cursos de graduação. A metodologia deste estudo possui características de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Na análise dos dados foram considerados os 30 instrumentos de avaliação de cursos publicados pelo INEP no período entre 2004 e 2017. A análise foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram uma evolução nos instrumentos de avaliação de cursos, que têm buscado incorporar critérios que proporcionam maior flexibilidade na organização e gestão acadêmica. Esses critérios foram identificados como elementos essenciais para aprimorar a gestão das IES, permitindo aos gestores uma análise autônoma e aprofundada sobre a condução de seus processos internos. Além disso, constatou-se um avanço qualitativo em relação aos instrumentos normativos desenvolvidos pelo INEP/MEC. Portanto, os resultados obtidos neste estudo evidenciam a importância dos instrumentos de avaliação de cursos na gestão efetiva das IES. As mudanças implementadas nesses instrumentos ao longo do período analisado fez com que evoluíssem para uma abordagem mais flexível e abrangente, permitindo aos gestores uma visão mais holística e estratégica no planejamento e na tomada de decisões. Dessa forma, este trabalho oferece valiosas reflexões aos gestores de cursos de graduação, encorajando-os a adotar uma abordagem estratégica em seus processos de gestão a partir dos instrumentos de avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.