A LUDICIDADE COMO COMPONENTE DO CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS – VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UM CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS
O CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15521168Palavras-chave:
Envelhecimento Ativo, Lazer, Promoção à saúde., Idosas, Cuidado IntegralResumo
Este trabalho descreve a experiência de estágio de alunas de um curso Técnico em Cuidados de Idosos de uma universidade pública localizada no Sul do país em uma Instituição de Longa Permanência para Idosas, onde desenvolveram atividades lúdicas e recreativas visando a promoção à saúde das assistidas. As atividades ocorreram durante encontros semanais e matutinos à ILPI, nos quais foram estimulados diversos componentes sensório-motores e cognitivos, além de ações para incentivo ao autocuidado. As alunas tiveram a oportunidade de desenvolver um olhar aprimorado e atento ao cuidado, com vistas à integralidade da pessoa idosa. Suas ações proporcionaram a manutenção e/ou melhora da condição física e cognitiva das idosas, respeitando suas histórias, individualidades e particularidades. Por fim, o estágio promoveu um momento focado no cuidado humanizado às assistidas, despertando sentimentos de acolhimento, pertencimento e valorização no ambiente da ILPI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

