GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Gisele Lemos Shaw
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Games, Jogos Digitais

Resumo

A literatura especializada apresenta constantes discussões sobre as possibilidades e desafios do uso de games no ensino de ciências. A sua utilização geralmente se vincula a motivação propiciada, mas tem o conteúdo ou a abordagem pedagógica como fatores a ser observados. Tendo em pauta a verificação de dados empíricos, com base numa pesquisa que buscou investigar potencialidades do uso de games na aprendizagem de conteúdos de ciências por alunos do Ensino Fundamental e em referenciais teóricos que tratam do uso de jogos digitais e de computadores no ensino são apontados neste artigo desafios e possibilidades dos games na educação. O presente trabalho apresenta algumas questões pontuais devem ser consideradas: a diversidade de perfis discentes, necessidades de aprendizagem, possibilidades da escola, limitação de alcance de conteúdos e formação do professor.

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Biografia do Autor

  • Gisele Lemos Shaw

    Mestre em Ensino Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

    Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutor em Educação pela Université du Québec à Montréal - UQAM (Québec / Canadá)

     

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Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/271

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