Pibid em tempos de pandemia

desafios e experiências do letramento literário no ensino médio

Autores

  • Vinicius da Silva Zacarias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS
  • Lemuel de Faria Diniz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Nívea Crispim da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Paula de Vasconcelos Rego Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13624829

Palavras-chave:

Formação de leitores, Formação de professores, Pandemia

Resumo

A eclosão da pandemia de covid-19 forçou diversos segmentos da sociedade modificar sua forma de atuar, o que também atingiu a área da educação. Assim, nosso objetivo central com este artigo é relatar uma das ações implementadas durante nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus de Coxim (UFMS/CPCX) realizada no segundo semestre letivo de 2021. Ao longo do texto, discorremos sobre o planejamento e a aplicação de uma sequência expandida de letramento literário (Cosson, 2009) com base no romance “Vidas Secas” (Ramos, 2021) a estudantes de uma turma de terceiro ano do ensino médio do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS, Câmpus de Coxim), abordando, também, as experiências e adaptações que precisaram ser promovidas em decorrência do período pandêmico. Analisando a prática proposta e as vivências que tivemos, podemos concluir que há uma defasagem no conhecimento literário dos alunos do ensino médio e que, para promover uma melhor experiência de aprendizagem a eles, é necessário considerar fatores como o estabelecimento de uma relação de horizontalidade entre discente e docente no ato da leitura, tomando em consideração seus conhecimentos, suas impressões e as várias possibilidades de sentido que emergem a partir da obra. Assim, compreendemos que conceber o plano de aula e aplicá-lo no IFMS contribuiu não apenas para os discentes que participaram dos encontros, mas também para os professores em formação e os formadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius da Silva Zacarias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Câmpus Coxim. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (Unespar/Fafipa), Especialista em Ensino Língua Inglesa e uso de novas tecnologias pela Universidade Gama Filho (UGF), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple/UFMS/CNPq) e do grupo de pesquisa Linguagens e Feminismos: gênero, letramentos e identidades - (Gelf/UFMS/CNPq).

  • Lemuel de Faria Diniz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Coxim. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Tem graduação e Mestrado em Letras (Estudos Literários), ambos pela UFMS.

  • Nívea Crispim da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Coxim (2023). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFMS, com financiamento da CAPES. Atua no Residência Pedagógica (RP) pela UFMS, com financiamento da CAPES e, em pesquisas sobre as escritoras negras da literatura contemporânea.

  • Paula de Vasconcelos Rego, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestranda em Estudos de Linguagens, pela FAALC - Universidade Federal de Campo Grande/MS, na linha de pesquisa Literatura, Estudos Comparados e Interartes: Representação, Cultura e Literatura com o projeto "Mulheres empilhadas e resistências empenhadas: vozes de mulheres indígenas". Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim. (2022). Participante do grupo de pesquisa Crítica Feminista e Autoria Feminina: memória, cultura e identidade. Atua em pesquisas sobre a literatura feminina e mulheres vítimas de violência, narrativas orais e literárias. 

Downloads

Publicado

2024-09-01

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Pibid em tempos de pandemia: desafios e experiências do letramento literário no ensino médio. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), R1 01-17. https://doi.org/10.5281/zenodo.13624829

Artigos Semelhantes

1-10 de 535

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.