CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PROJOVEM URBANO DE JUAZEIRO-BAHIA
Palavras-chave:
Projovem Urbano, Formação continuada, Educador, Prática educativaResumo
A formação continuada de educadores do Programa Projovem Urbano (PJU) é uma prerrogativa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude em favor do aprimoramento profissional de educadores que nele atuam. Este artigo consiste no relato de experiência do processo de formação continuada de educadores do PJU de Juazeiro-BA segundo a visão dos mesmos. O referencial teórico utilizado foi a perspectiva dialógica de Paulo Freire com metodologia qualitativa de caráter participativo, ancorado pela ação-problematização-ação. Para tanto, aplicou-se um questionário avaliativo semi-aberto sobre a formação continuada. Os docentes avaliaram a formação de modo positivo, favorecendo o desempenho eficaz do educador e o êxito do programa. As principais contribuições apontadas foram: melhoria no desempenho e na didática em sala de aula, enriquecimento profissional, compreensão aprofundada do programa, diálogo interdisciplinar, maior integração dos atores envolvidos, alcance de novas metodologias de trabalho, melhoria da prática através das palestras/debates, aquisição de novos conhecimentos, maior segurança para abordar o material do programa, melhoria na relação professor-aluno, motivação para continuar no programa diante do avanço dos alunos, ajustes no binômio teoria-prática, cumprimento de metas estabelecidas, além da superação de expectativas iniciais. Os resultados sugerem que atividades como essa promovem não só o cumprimento/efetivação de Políticas Públicas de Juventude e de educação, mas também elucidam impasses/lacunas vividos pelos educadores e potencializam um trabalho interdisciplinar/integrado. Contudo, isso não exclui a necessidade de um debate mais aprofundado a respeito dos modos de conceber-gerir-avaliar processos formativos educacionais no contexto dos programas sociais e das Políticas Públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.