(IN)VISIBILIDADE DOS DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PERSPECTIVAS ACADÊMICAS EM CONSTRUÇÃO NA/PARA UTILIZAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Direitos, Pessoas com deficiência, (in)visibilidade, Grupo de trabalho, Intervenção

Resumo

Os direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) comumente são negligenciados gerando, sob o ponto de vista deste estudo, sua (in)visibilidade, ora pelo entendimento da existência desses direitos e a ideia de uma espécie de proteção e/ou favoritismo à pessoa com deficiência, ora pelo seu silenciamento e negligência as suas principais necessidades. A compreensão, advinda de pesquisas realizadas, bem como da experiência das autoras do presente texto, converge para a necessidade de promover estudos e investigações acerca da temática e assim, favorecer sua ampla difusão. Nosso objetivo, portanto, é apresentar reflexões iniciais de pesquisa em andamento, aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa sob número 74713723.7.0000.005, sobretudo das possibilidades de realçar o uso do Grupo de Trabalho (GT), estratégia utilizada para/na visibilidade dos direitos das PCD, no campo das produções científicas brasileiras. Com base no trabalho apresentado, especialmente sob o crivo metodológico da pesquisa-ação na forma de uma intervenção sistematizada por um GT, é possível depreender a relevância de elaborar propostas com os colaboradores, especialmente em pesquisas com centralidade nos direitos das PCD, como o caso relatado. O levantamento teórico ratifica, embora sejam expressivos o teor e aplicabilidade das pesquisas identificadas, a necessidade de investimento em propostas de intervenção na consecução de ações concretas com vistas ao reconhecimento e legitimidade dos direitos das PCD, assim como a ampliação e/ou ressignificação dessa e de outras intervenções, conforme características e condições metodológicas enfrentadas em diferentes lócus de intervenção. Outrossim, há poucos registros acerca do GT nas pesquisas identificadas no levantamento, sugerindo uma avaliação futura do uso na pesquisa relatada, a fim de indicar outras perspectivas de análise no cerne da produção acadêmica sobre direitos das PCD.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leilany Marry Brizolara Silva, UNEB / Capene/Serrinha-BA
    Mestranda em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB) Docente do Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capene/Serrinha-BA)
  • Marcia Torres Neri Soares, UNEB

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XI, Serrinha-BA; professora permanente do Programa de Intervenção Educativa e Social (PPGIES) e professora da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite da educação pública municipal de Feira de Santana-BA. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

(IN)VISIBILIDADE DOS DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS ACADÊMICAS EM CONSTRUÇÃO NA/PARA UTILIZAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34). https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 532

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.