A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13853964Palavras-chave:
Pandemia Covid-19, Desenvolvimento Infantil, CriançasResumo
A revisão da literatura aqui apresentada tem como objetivo analisar a produção acadêmica que trata sobre os impactos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças ocasionados pela ausência ao ambiente escolar durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada em duas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc), utilizando a seguinte string de busca: ("crianças" OR "Infância" AND "Pandemia" OR "Covid-19"). Seguindo os critérios de inclusão, foram selecionados 11 artigos completos, publicados entre 2020 e 2022, que abordaram o isolamento social e suas consequências, envolvem crianças e indicam mudanças em algum aspecto do desenvolvimento ou aprendizagem infantil. Conclui-se que as mudanças impostas pelo período pandêmico tiveram impactos em diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, com sentimentos variados vivenciados durante o isolamento social, relatos de alterações no sono, na alimentação, no peso e na imunidade dos pequenos, assim como mudanças comportamentais como irritabilidade, agitação e desânimo. Além disso, há prejuízos sociais, com queixas sobre a falta dos amigos e dos familiares e a vontade de reencontrá-los. Em se tratando da aprendizagem, destaca-se o uso das tecnologias digitais e de suas ferramentas e o fato das crianças criarem novas realidades, com diferentes formas de brincar, interagir e representar o cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.