DESENVOLVIMENTO CURRICULAR INTERCULTURAL E RECONHECIMENTO ÉTNICO

Autores

  • Geovani José Gonçalves
  • Maria Aparecida Conceição Nunes
  • Herlon Alves Bezerra
  • Edivania Granja Oliveira

Palavras-chave:

Currículo, Reconhecimento, Educação Intercultural

Resumo

Este estudo descreve a experiência de desenvolvimento curricular realizada por professores representantes de povos indígenas e quilombolas de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) nas oficinas do curso de formação continuada - Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante, onde se construiu o Projeto Político-Pedagógico - PPP da Especialização em Educação Intercultural. Utilizando elementos da Pesquisa Alternativa, foi possível compreender os desafios na construção de um currículo que possa auxiliar na problematização e superação de práticas curriculares hegemônicas, que ainda predominam na elaboração de políticas voltadas à educação escolar de populações indígenas e quilombolas no Brasil. Desse modo, o curso constitui-se pelo reconhecimento na proposição intercultural de uma justiça epistemológica, social e curricular para esses povos e, portanto, apresenta alternativas para se (re)pensar práticas relacionadas com a educação escolar indígena e quilombola no país.

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Biografia do Autor

  • Geovani José Gonçalves

    Professor da Educação Básica no Estado de Pernambuco

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

    Mestrando em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos

    PPG IELA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

  • Maria Aparecida Conceição Nunes

    Professora da Educação Básica no Estado da Bahia

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

    PRODEMA/ Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

  • Herlon Alves Bezerra

    Professor de Psicologia no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco - IF Sertão Pernambucano

    Mestre em Filosofia Contemporânea/ Universidade Federal do Ceará - UFC.

  • Edivania Granja Oliveira

    Professora de História no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco - IF Sertão Pernambucano

    Mestranda em História pelo PPG História/ Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

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Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR INTERCULTURAL E RECONHECIMENTO ÉTNICO. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/279

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