DESENVOLVIMENTO CURRICULAR INTERCULTURAL E RECONHECIMENTO ÉTNICO
Palavras-chave:
Currículo, Reconhecimento, Educação InterculturalResumo
Este estudo descreve a experiência de desenvolvimento curricular realizada por professores representantes de povos indígenas e quilombolas de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) nas oficinas do curso de formação continuada - Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante, onde se construiu o Projeto Político-Pedagógico - PPP da Especialização em Educação Intercultural. Utilizando elementos da Pesquisa Alternativa, foi possível compreender os desafios na construção de um currículo que possa auxiliar na problematização e superação de práticas curriculares hegemônicas, que ainda predominam na elaboração de políticas voltadas à educação escolar de populações indígenas e quilombolas no Brasil. Desse modo, o curso constitui-se pelo reconhecimento na proposição intercultural de uma justiça epistemológica, social e curricular para esses povos e, portanto, apresenta alternativas para se (re)pensar práticas relacionadas com a educação escolar indígena e quilombola no país.
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