POR DENTRO DA ESCOLA
UMA DISCUSSÃO DOS EFEITOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PARTICIPAÇÃO E NO CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Gestão Escolar, Participação, Clima Escolar, Lideranças, Mediação EscolarResumo
O presente relato refere-se às atividades de Estágio Supervisionado em Administração Escolar nos Ensinos Fundamental e Médio, disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja finalidade é acompanhar, compreender e contribuir com o trabalho de equipes gestoras de escolas públicas. Tem como objetivo, discutir as principais experiências vivenciadas no estágio realizado em uma escola da rede estadual paulista de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, no município de São Carlos - SP, tendo como focos de observação e análise a participação e o clima escolar. Para tanto, debruçamo-nos nos dados coletados a partir, tanto do acompanhamento da rotina escolar, do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil e de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) quanto de diálogos e entrevistas semiestruturadas com estudantes, docentes e gestores, que foram então articulados qualitativamente às discussões teóricas referentes, sobretudo, às leituras e reflexões da referida disciplina. Durante a análise, buscamos adotar uma perspectiva crítica, atenta às fragilidades e potencialidades da instituição, não visando atribuir-lhe conclusões absolutas, mas sim tê-la como base para pensar sobre os dilemas escolares cotidianos e seus possíveis caminhos de aperfeiçoamento. Como resultado, não apenas reconhecemos os desafios à promoção da participação e de um clima positivo no âmbito escolar diante das violências institucionais, dos conflitos, das ausências familiares e descontinuidades de profissionais, como também identificamos o fomento a lideranças distribuídas, à mediação compartilhada de conflitos e à adoção de práticas preventivas à violência como pontos importantes de saída a essas dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.