POR DENTRO DA ESCOLA

UMA DISCUSSÃO DOS EFEITOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PARTICIPAÇÃO E NO CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Autores

  • Manuela Vasconcelos Rocha Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Vitória Santos Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Nicolly Cristina Martins Garcia Universidade Federal de São Carlos
  • Regiane de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Denise Maria Reis Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-9172-3711

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Participação, Clima Escolar, Lideranças, Mediação Escolar

Resumo

O presente relato refere-se às atividades de Estágio Supervisionado em Administração Escolar nos Ensinos Fundamental e Médio, disciplina ministrada  no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja finalidade é acompanhar, compreender e contribuir com o trabalho de equipes gestoras de escolas públicas. Tem como objetivo, discutir as principais experiências vivenciadas no estágio realizado em uma escola da rede estadual paulista de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, no município de São Carlos - SP, tendo como focos de observação e análise a participação e o clima escolar. Para tanto, debruçamo-nos nos dados coletados a partir, tanto do acompanhamento da rotina escolar, do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil e de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) quanto de diálogos e entrevistas semiestruturadas com estudantes, docentes e gestores, que foram então articulados qualitativamente às discussões teóricas referentes, sobretudo, às leituras e reflexões da referida disciplina. Durante a análise, buscamos adotar uma perspectiva crítica, atenta às fragilidades e potencialidades da instituição, não visando atribuir-lhe conclusões absolutas, mas sim tê-la como base para pensar sobre os dilemas escolares cotidianos e seus possíveis caminhos de aperfeiçoamento. Como resultado, não apenas reconhecemos os desafios à promoção da participação e de um clima positivo no âmbito escolar diante das violências institucionais, dos conflitos, das ausências familiares e descontinuidades de profissionais, como também identificamos o fomento a lideranças distribuídas, à mediação compartilhada de conflitos e à adoção de práticas preventivas à violência como pontos importantes de saída a essas dificuldades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuela Vasconcelos Rocha Silva, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Pedagogia (UFSCar - São Carlos)

     

  • Maria Vitória Santos Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Pedagogia (UFSCar - São Carlos)

  • Nicolly Cristina Martins Garcia, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Pedagogia (UFSCar - São Carlos)

  • Regiane de Souza, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Pedagogia (UFSCar - São Carlos)

  • Denise Maria Reis, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação (UFSCar)

    Professora do Departamento de Educação (UFSCar - São Carlos)

    Vice-líder do DEFORGES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores

Downloads

Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

POR DENTRO DA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO DOS EFEITOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PARTICIPAÇÃO E NO CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 15(35), R5 01-28. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)