BOAS PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM INTENSIVA
A EXPERIÊNCIA DE UMA CAPACITAÇÃO POR MEIO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação a Distância, Informática Médica, Educação Continuada, Educação em SaúdeResumo
Introdução: dentre os Eventos Adversos (EA), o Erro de Medicação (EM), representa evento evitável que ocorre por uso inadequado de medicamentos (COFEN, 2010). Considerando a complexidade do manejo de medicações em terapia intensiva pela equipe de enfermagem, percebe-se a necessidade de capacitação profissional interativa para a promoção da Política Nacional de Segurança do Paciente. Assim, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para capacitar a equipe de enfermagem sobre boas práticas de medicação em cuidados intensivos. Objetivo: o presente estudo buscou relatar a experiência de uma capacitação em boas práticas da medicação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por meio de um AVA. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre o processo de idealização, planejamento e desenvolvimento do AVA para boas práticas de medicação. Resultados: Conclusão: o desenvolvimento da ferramenta mostrou-se proveitoso e enriquecedor, possibilitando o teste de novas propostas pedagógicas para educação continuada em segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

