DO BARBANTE AO COMBATE DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15068467Palavras-chave:
Cordel, Dengue, Zika, Chikungunya, LinguagemResumo
O objetivo deste estudo foi verificar de que forma a linguagem cordelista é utilizada para alertar a população sobre as doenças dengue, zika vírus e chikungunha. Para isto, utilizou-se um estudo bibliográfico sobre a história do cordel, sua linguagem e características. A metodologia compreende uma análise de conteúdo e descritiva do cordel intitulado “cordel da dengue, chikungunya e zika vírus” do autor Orlando Paiva. Concluiu-se que o cordel, enquanto gênero literário, apresenta conteúdo informativo e satisfatório para produzir alerta favorável a medidas contra as doenças, tornando-se ferramenta de informação, prevenção e alerta para a sociedade, aliando informações aos costumes culturais regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

